Balanço da época 2018/2019

por admin

Balanço da época 2018/2019

Antes de fazer as malas para o verão, tratámos de nos sentar e reunir alguns dos destaques do que fomos fazendo ao longo do ano nos encontros Date With Data.

Projetos e iniciativas

Gerador de nomes próprios

https://gerador-nomes.herokuapp.com/
https://github.com/centraldedados/gerador-nomes

Já nos aventurámos antes no mundo dos nomes com o Totonome. Desta feita, juntámos apelidos e alinhámos um gerador de nomes a partir de fontes oficiais, incluindo nomes próprios recônditos e pouco comuns, resultando em combinações bastante reveladoras sobre a diversidade onomástica em Portugal.

Workshop de mapas interativos

https://github.com/transparenciahackday/workshop-mapas-folium

Experimentámos o Folium para conseguirmos alinhar mapas interativos com Python. A partir de um modelo de workshop demonstrado por Matthias Born na conferência Dataharvest, adaptámos o formato para a nossa realidade e tratámos de aprender juntos como usar uma ferramenta nova e versátil para fazer algo que nunca nos cansa -- mapas recheados de informação.

Airbnb, a varicela do Porto

https://whiskas123.carto.com/builder/2ad5bd59-04c8-4fea-a879-0d1f062a7601/embed

Mapas com pintas não são novidade, mas é sempre outra coisa quando é a nossa cidade. Neste caso, ver como o Airbnb se espalhou pela cidade desde 2014 é profundamente esclarecedor quanto à revolução imobiliária que temos assistido nos últimos anos. E como de costume, melhor do que bitaites é ter números e mapas, e é só espreitar o resultado para perceber melhor o fenómeno.

Open Data Day 2019

http://www.transparenciahackday.org/2019/03/open-data-day-2019/

Este ano repetimos, naturalmente, a dose. Organizámos a edição portuguesa do Open Data Day, um dia dedicado aos dados abertos com o objetivo de reunir partes interessadas em todo o ecossistema da informação pública e civic tech, promovido pela Open Knowledge Foundation (que nos orgulhamos de representar por cá). Falou-se, ouviu-se e networkou-se como de costume, e pelo meio ainda deu para um workshop de Wikidata e um conjunto de talks excepcional em que se abordaram os temas dos dados geolocalizados, os dados abertos na comunicação social e os wikidados. Não nos cansamos e para o ano já temos encontro marcado.

Datasets e scrapers

Dados Abertos do Parlamento

https://github.com/centraldedados/parlamento

Foi discreto mas muito importante: o Parlamento abriu uma nova área de dados abertos, com datasets importantes disponíveis em formatos livres. Claro que estamos em cima do acontecimento, e tratámos de os agregar num repositório (apenas estão acessíveis um a um no site do Parlamento), tendo aproveitado para limpar o JSON e documentar um pouco melhor a informação lá contida.

Sinistralidade Rodoviária
https://github.com/centraldedados/sinistralidade

Fomos também pescar ao site da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária os números da sinistralidade nas estradas portuguesas de 2004 a 2017.

Personalidades portuguesas
https://github.com/Cabeda/Portuguese-On-Wiki

Extraímos informações sobre personalidades portuguesas presentes no Wikidata. O dataset resultante mostra que ainda falta colocar muita coisa no Wikidata sobre gente portuguesa importante, mas desta maneira já existe forma de reutilizar facilmente esta informação à medida que o Wikidata for preenchido.

Apelidos
https://github.com/centraldedados/apelidos

Para o gerador dos nomes que fizemos, dava jeito ter um dataset de apelidos para juntar ao que já tínhamos com nomes próprios. Dito e feito, fica aí para quem mais precisar.

Clima e dados meteorológicos
https://github.com/centraldedados/clima

Começámos a molhar o pé no tema com um conjunto de dados sobre temperatura, humidade e radiação solar pelo país fora.

Coisas que começámos e havemos de acabar

Filtro de nomes das ruas
https://github.com/transparenciahackday/filtro-de-ruas

Queremos medir a presença de padrões nos nomes das ruas em Portugal, desde o género até à profissão e outros factores. Para isso começámos a alinhar uma ferramenta para podermos filtrar facilmente os nomes das ruas e ver os resultados.

Europeias 2019
https://github.com/centraldedados/europeias_2019

A pretexto das eleições europeias, começámos também a juntar informações relevantes dos e das candidatas aos assentos de eurodeputado. Não deu para acabar a tempo, mas a Renascença tratou disso por nós e terminou o trabalho que havíamos começado, publicando uma peça jornalística feita com esses dados. É seguir o link acima para ver no que deu.

Sítios que fecharam no Porto
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1urXudrAtYfF5wfZT0hpqwPnBfCcpXG38OeQQFEhOkso/edit

O nosso projeto das hamburgarias mostrou-nos que mapas com informação temporal são uma ótima forma de ler as transformações numa cidade ou país de forma clara. Decidimos que temos vontade de visualizar locais tradicionais do Porto que fecharam portas, e começámos a reunir os que nos fomos lembrando de memória uma tabela. São tantos e tão diferentes que ficámos pelo meio. Andamos à procura de um critério editorial - intervalo de tempo, tipo de estabelecimento... - para voltar ao dataset e criar algo com ele. Por enquanto fica a memória.

Lista dos feriados por país
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BbyVHB4ArjDuk_Q_CHrjDwCAw1_EViZzOULhiklm6MY/edit

Queríamos saber qual o melhor país para se trabalhar a partir do número de feriados, e por isso pegámos na tarefa de reunir os feriados pelo mundo fora.

Queixinhas

Gostamos muito dos comentários deixados no Portal da Queixa, e temos vontade de fazer um twitterbot que manda vir. Ainda estamos a alinhar um scraper, e um destes dias chegaremos a algo.

Mini-coisas que fizemos também

  • O mapa do site das Hamburgarias esteve em baixo devido a uns soluços no serviço que usamos (Carto), mas resolvemos o problema.

  • Mudámos o chassis do datewithdata.pt, retirando o Gulp e passando a usar uma simples Makefile para a sua geração. Resultado, parece-nos 10 vezes mais rápido gerar e atualizar o site. Viva as soluções simples.

  • A nossa wiki também foi recebendo algum amor, com uma melhor organização e distribuição de conteúdos. Ainda tem algum esforço pela frente, mas continua a ser um bom recurso para o nosso trabalho.

  • Responder a emails! De tempos a tempos lá vamos recebendo perguntas. Vem de muitos cantinhos: Central de Dados, DadosAbertos.pt, site do Transparência Hackday... Obrigada por nos escreverem e perdoem-nos eventuais demoras ou esquecimentos, que pelo meio das tarefas todas é difícil dar conta de tudo. 

E agora, o Date With Data mete férias durante o verão! No dia 14 de setembro estamos aí para mais :-) Assina a newsletter para te manteres a par. Bom verão!

Quero ir!

Os nossos encontros são marcados ao segundo sábado de cada mês, no CRU Cowork.

Das 10:00 às 17:00, com pausa para almoço entre às 13:00 e as 14:00!

Temos internet, projetor, whiteboards e alguns comes e bebes. Traz o teu portátil e outros acessórios que possam dar jeito para hackarmos em conjunto.

Onde

CRU Cowork
Rua do Rosário 211
4050-524 Porto

Segue-nos para ficares a par das novidades:

Organização

Transparência Hackday Portugal
Open Knowledge Portugal

Apoio

UPTEC