- Não enxergas nada no Diário da República Eletrónico? O Tretas.org fez a magia.
- Depois do Hackday Lisboa em Dezembro, entramos no ano a hackar no Porto: 26/01/2013
- Vai pensando nisso e marca na agenda Hackathon International de Dados Abertos, 23/02/2013
- Tens algum tempo livre e queres ocupar as mãos? Hackpausas
- Transparência sem Fronteiras
2013 só começou há duas semanas, mas já rola aí a melhor notícia do ano para a frente Transparência: o Helder Guerreiro e o Tretas.org oferecem ao mundo o novo Indexador do Diário da República Eletrónico. Lê a notícia no Público.
E que belo atiçador é este indexador para os mais inquietos espíritos hackers!
O próximo Hackday vai ser no Porto, no dia 26 de Janeiro. O encontro está marcado para as 10:00 no café Ateneia; depois seguimos para uma caça às devolutas. À tarde, a partir das 14:30, encontramos-nos no café livraria Gato Vadio para hackar.
"Durante os hackdays e hackathons não se discute política." Este e outros pormenores e regras que fomos estabelecendo ao longo de dois anos de mãos na massa de forma a tornarmos os hackdays mais divertidos e produtivos, podem ser conhecidos no resumo do primeiro Hackday Lisboa, em Dezembro. Rumamos pela primeira vez a outra cidade do país para potenciar novas interações entre tecnologia e cidadania.
Apareceram no MOB vinte entusiastas dos dados abertos e acesso à informação pública.
Mas vem aí mais: em Fevereiro vamos ter a Hackathon International de Dados Abertos 2013 também cá no Porto. Reserva o dia 23 na agenda e acrescenta o teu nome à lista de participantes! Vamos fazer coisa bonitas com dados abertos.
"Eu é mais dados" - O que mais desejo para 2013 é uma ~~mala Chanel~~ tshirt Transparência Hackday! Vão sair fresquinhas para a hackathon de 23 de Fevereiro. Encomenda a tua até 26 de Janeiro para mandarmos fazer na quantidade certa! bomdia arroba transparenciahackday ponto org
Hackpausas
Queres ajudar? Tens algum tempo livre e queres ocupar as mãos contribuindo com algo de útil para o THackday? Podes sempre adicionar casas no Geodevolutas.org, via google StreetView, ou se não hackas em linguagens de programação mas lhe dás nas linguagens em geral, um trabalho muito necessário é a tradução de documentos e artigos relevantes. Queres lançar a primeira pedra de um pad para a tradução colaborativa da Declaration on Parliamentary Openness? Há mais ideias no fórum!
Transparências sem fronteiras...
Saúde & Dados Abertos: Desperdício nas Prescrições Médicas
Um grupo de defensores do serviço nacional de saúde inglês decidiu visualizar o desperdício na prescrição de medicamentos proprietários face a alternativas genéricas. Uma visualização clara, junto com um argumentário conciso e acessível, resultam num exemplo óptimo de como o uso de dados abertos pode ser muito útil na discussão pública de assuntos de impacto social: http://prescribinganalytics.com/
[caption id="attachment_255" align="aligncenter" width="450"] "The Commons of Health Knowledge". Produced for The Case for a Health Knowledge Commons NESTA October 2012. Design work by Cassie Robinson[/caption]
O Nodebox é uma ferramenta singular para criar imagens com recurso a código e combinação de elementos. Entre um milhão de outras coisas, também serve para visualizar dados, e encontrámos uma óptima documentação para começar rapidamente a experimentar. Funciona em GNU/Linux, Mac e Windows.
http://nodebox.net
http://nodebox.net/node/documentation/using/data-visualization.html