Bom ano novo e prósperos dados abertos!

por saritamoreira

Bom ano novo e prósperos dados abertos!

  • Não enxergas nada no Diário da República Eletrónico? O Tretas.org fez a magia.
  • Depois do Hackday Lisboa em Dezembro, entramos no ano a hackar no Porto: 26/01/2013
  • Vai pensando nisso e marca na agenda Hackathon International de Dados Abertos, 23/02/2013
  • Tens algum  tempo livre e queres ocupar as mãos? Hackpausas
  • Transparência sem Fronteiras

2013 só começou há duas semanas, mas já rola aí a melhor notícia do ano para a frente Transparência: o Helder Guerreiro e o Tretas.org oferecem ao mundo o novo Indexador do Diário da República Eletrónico. Lê a notícia no Público.

E que belo atiçador é este indexador para os mais inquietos espíritos hackers!
O próximo Hackday vai ser no Porto, no dia 26 de Janeiro. O  encontro está marcado para as 10:00 no café Ateneia; depois seguimos  para uma caça às devolutas. À tarde, a partir das 14:30, encontramos-nos no café livraria Gato Vadio para hackar.

"Durante os hackdays e hackathons não se discute política." Este  e outros pormenores e regras que fomos estabelecendo ao longo de dois  anos de mãos na massa de forma a tornarmos os hackdays mais divertidos e  produtivos, podem ser conhecidos no resumo do primeiro Hackday Lisboa, em  Dezembro. Rumamos pela  primeira vez a outra cidade do país para potenciar novas interações  entre tecnologia e cidadania.
Apareceram no MOB vinte entusiastas dos  dados abertos e acesso à informação pública.

Mas vem aí mais: em Fevereiro vamos ter a Hackathon International de Dados Abertos 2013 também cá no Porto. Reserva o dia 23 na agenda e acrescenta o teu nome à lista de participantes! Vamos fazer coisa bonitas com dados abertos.

"Eu é mais dados" - O que mais desejo para 2013 é uma ~~mala Chanel~~ tshirt Transparência Hackday! Vão sair fresquinhas para a hackathon de 23 de Fevereiro. Encomenda a tua até 26 de Janeiro para mandarmos fazer na quantidade certa! bomdia arroba transparenciahackday ponto org

Hackpausas

Queres ajudar? Tens algum  tempo livre e queres ocupar as mãos contribuindo com algo de útil para o THackday? Podes sempre adicionar casas no Geodevolutas.org, via google StreetView, ou se não hackas em linguagens de programação mas lhe dás nas linguagens em geral, um trabalho muito necessário é a tradução de documentos e artigos relevantes. Queres lançar a primeira pedra de um pad para a tradução colaborativa da Declaration on Parliamentary Openness? Há mais ideias no fórum!

Transparências sem fronteiras...

Saúde & Dados Abertos: Desperdício nas Prescrições Médicas

Um grupo de defensores do serviço nacional de saúde inglês decidiu visualizar o desperdício na prescrição de medicamentos proprietários face a alternativas genéricas. Uma visualização clara, junto com um argumentário conciso e acessível, resultam num exemplo óptimo de como o uso de dados abertos pode ser muito útil na discussão pública de assuntos de impacto social: http://prescribinganalytics.com/

[caption id="attachment_255" align="aligncenter" width="450"] "The Commons of Health Knowledge". Produced for The Case for a Health Knowledge Commons NESTA October 2012. Design work by Cassie Robinson[/caption]

O  Nodebox é uma ferramenta singular para criar imagens com recurso a  código e combinação de elementos. Entre um milhão de outras coisas,  também serve para visualizar dados, e encontrámos uma óptima  documentação para começar rapidamente a experimentar. Funciona em  GNU/Linux, Mac e Windows.
http://nodebox.net
http://nodebox.net/node/documentation/using/data-visualization.html

*Lobby & Transparência: União Europeia Sob Pressão* --------------------------------------------------- Na União Europeia há uma resistência política considerável à cultura da transparência. No final do ano passado, um encontro em Bruxelas juntou organizações da sociedade civil, activistas digitais e diplomatas para debaterem a transparência, ética e participação dos cidadãos nos assuntos europeus. [Participa no fórum](http://transparenciahackday.org/forum/) \| [Já estás inscrito na mailing list?](http://lists.hacklaviva.net/listinfo.cgi/transparencia-porto-hacklaviva.net) \| [Acompanha-nos no Twitter](http://twitter.com/thackdaypt) [Inscreve-te na nossa newsletter](http://eepurl.com/rbCmL) para passares a receber as novidades por e-mail!

Quero ir!

Os nossos encontros são marcados ao segundo sábado de cada mês, no CRU Cowork.

Das 10:00 às 17:00, com pausa para almoço entre às 13:00 e as 14:00!

Temos internet, projetor, whiteboards e alguns comes e bebes. Traz o teu portátil e outros acessórios que possam dar jeito para hackarmos em conjunto.

Onde

CRU Cowork
Rua do Rosário 211
4050-524 Porto

Segue-nos para ficares a par das novidades:

Organização

Transparência Hackday Portugal
Open Knowledge Portugal

Apoio

UPTEC