Date With Data #9: 11 de junho

por Ana

Date With Data #9: 11 de junho

Este mês voltamos a arregaçar as mangas e meter as mãos na Central de Dados. Estamos bem perto de chegar a uma versão 1.0 deste portal para publicar conjuntos de dados abertos! Mas ainda nos faltam fechar umas quantas entradas da nossa lista de tarefas.

A Central de Dados é o repositório público onde partilhamos os dados abertos que recolhemos e tratamos, ao longo dos anos. Fazendo uso da nossa experiência, apontamos forças para criar uma plataforma leve, simples de instalar, simples de usar, seguindo os standards propostos pela Open Knowledge International para a distribuição de dados com licenças livres. Quando apresentámos a Central em Paris e em Berlim, a resposta da comunidade de dados abertos foi entusiasmante. Tanto que começamos a trabalhar na Central como um sistema independente do nosso site, com o objetivo de ser usado para criar outros portais de distribuição de dados abertos.

Queres ajudar e trabalhar na Central de Dados?

Aparece no Date With Data, este sábado! A lista de tarefas é longa. Há muito que fazer, em várias áreas diferentes: escrita, edição e formatação de textos — para documentar a Central, para documentar datasets... —, testes ao sistema, programação, design (anda fazer temas para outras centrais!), empacotar e atualizar datasets, rever licenças.... Tudo coisas entusiasmantes e importantes para fazermos chegar a bom porto uma versão 1.0 deste sistema maravilhoso que começámos a cozinhar em 2014.

No Date With Data também temos espaço para discutir tecnologias, linguagens de programação, back-ends estrambólicos e back-ends tão simples que o nosso primo de três anos podia usar. Somos entusiastas pelo software livre e licenças abertas. Gostamos de pensar em usos para informação pública, de experimentar e partilhar experiências. Anda cá ter no sábado e contamos mais!

Quase sempre ao segundo sábado de cada mês, o Date With Data é já no dia 11 de junho, das 10:00 às 17:00, no Pavilhão Jardim do UPTEC PINC. Mais pormenores aqui. Traz o teu portátil!

Marca na agenda: o Date With Data do mês que vem será no dia 9 de julho.

Quero ir!

Os nossos encontros são marcados ao segundo sábado de cada mês, no CRU Cowork.

Das 10:00 às 17:00, com pausa para almoço entre às 13:00 e as 14:00!

Temos internet, projetor, whiteboards e alguns comes e bebes. Traz o teu portátil e outros acessórios que possam dar jeito para hackarmos em conjunto.

Onde

CRU Cowork
Rua do Rosário 211
4050-524 Porto

Segue-nos para ficares a par das novidades:

Organização

Transparência Hackday Portugal
Open Knowledge Portugal

Apoio

UPTEC