Date With Data #22: Twitterbots!

por joao

Date With Data #22: Twitterbots!

No dia 11 de Novembro vamos aprender a fazer twitterbots. Um twitterbot é um programa que se encarrega de afixar mensagens no Twitter de acordo com uma série de regras, definidas por alguém. Mas para que servem ao certo os twitterbots? Muita coisa! Podem ser: um bom meio para a escrita conceptual, prestar serviço de informação útil (provavelmente repetitivo e chato para ser executado por um humano;), um objeto de memória histórica ou simplesmente uma brincadeira inconsequente. Aqui vão alguns que gostamos particularmente:

A nossa proposta para o próximo Date With Data é aprendermos em conjunto a construir bots para o Twitter – e no caminho também ficarmos a conhecer a alternativa livre Mastodon, e como fazer bots para ela também!

Durante a manhã temos preparada uma pequena demonstração de como fazer bots para as plataformas do Twitter e do Mastodon, para a seguir (e durante a tarde) pormos as mãos na massa e concretizar as nossas ideias para robôs de 140 caracteres. Como poderíamos usar as fontes de dados públicas para fazer bots úteis ou inúteis? Vem pensar connosco e cozinhar robôs giros! Estes robots não nos vão limpar a casa, nem fazer o jantar mas podem debitar umas coisas interessantes ou fazer-nos rir pelo absurdo.

Das 10:00 às 17:00, no Pavilhão Jardim do UPTEC PINC (Praça Coronel Pacheco) -- aparece e traz um amigo/a também! Não te esqueças de trazer o portátil e uma ficha tripla.

Aponta na agenda: o Date With Data seguinte é a 9 de dezembro!

Gostavas de ter aparecido no último Date With Data? Podes ler as notas da sessão aqui.


Créditos: A imagem deste Date With Data usa uma ilustração em Domínio Público de uma Máquina de tratar algodão, da Howard & Bullough American Machine Company

Quero ir!

Os nossos encontros são marcados ao segundo sábado de cada mês, no CRU Cowork.

Das 10:00 às 17:00, com pausa para almoço entre às 13:00 e as 14:00!

Temos internet, projetor, whiteboards e alguns comes e bebes. Traz o teu portátil e outros acessórios que possam dar jeito para hackarmos em conjunto.

Onde

CRU Cowork
Rua do Rosário 211
4050-524 Porto

Segue-nos para ficares a par das novidades:

Organização

Transparência Hackday Portugal
Open Knowledge Portugal

Apoio

UPTEC