Date With Data #31: Date With Wikidata!

por joao

Date With Data #31: Date With Wikidata!

Para o próximo sábado, temos preparado um encontro especial, cozinhado em conjunto com a WikiMedia Portugal e a OSGeo-PT.

Festejam-se agora os 6 anos do Wikidata, um poço de dados livres congeminado pelas mesmas pessoas simpáticas que nos trouxeram a Wikipédia. Durante a manhã, vamos tratar de conhecer melhor este recurso, compreender como o utilizar e, especialmente, como contribuir para o tornar ainda mais útil e especial. Durante a manhã, ainda vai dar tempo para perceber como ligar os dados do Wikidata a mapas, informação bibliográfica e outras combinações que queiramos conhecer.

Durante a tarde, como de costume, será hora de mãos na massa: vamos aproveitar a presença dos nossos cúmplices da WikiMedia para idealizarmos projetos, experiências e hacks com base no Wikidata e no seu potencial. Temos um grande conjunto de ideias à disposição para quem não chegar inspirado, e também nos organizaremos para pequenas introduções e demonstrações sobre utilizações mais envolvidas e especializadas do Wikidata.

E como sempre, este encontro não é só para quem tem background técnico: é para quem tiver mais do que um pingo de interesse sobre o tema, e que o queira compreender e experimentar em conjunto no habitual ambiente de partilha e cumplicidade que caracteriza os encontros Date With Data. No final do dia, afinaremos as vozes para cantar os parabéns!

Vai ser das 10:00 às 17:00, e o [local não é o habitual]{style="text-decoration: underline;"}: desta feita será no UPTEC Asprela, na Rua Alfredo Allen, n.º455/461. A estação de metro Pólo Universitário fica mesmo ali ao pé.

Traz o teu portátil e um amigo/a também!

Quero ir!

Os nossos encontros são marcados ao segundo sábado de cada mês, no CRU Cowork.

Das 10:00 às 17:00, com pausa para almoço entre às 13:00 e as 14:00!

Temos internet, projetor, whiteboards e alguns comes e bebes. Traz o teu portátil e outros acessórios que possam dar jeito para hackarmos em conjunto.

Onde

CRU Cowork
Rua do Rosário 211
4050-524 Porto

Segue-nos para ficares a par das novidades:

Organização

Transparência Hackday Portugal
Open Knowledge Portugal

Apoio

UPTEC