Sem muito alarido, o demo.cratica.org sai à rua no dia 21 de Maio. É o fruto de 9 meses de trabalho, mas muito know-how acumulado para projectos da mesma natureza ou simplesmente outros. (Uma hackathon do Parlamento da Galiza poderá vir a ser uma ideia).
Afinaram-se ferramentas, consolidaram-se metodologias. Sabemos, por exemplo, que os sprints, as hackathons, os pequenos projectos somados num grande, são o melhor para nós em termos de nos conduzir mais rapidamente a resultados.
Andámos muito tempo e andaremos ainda mais à volta de algumas soluções para assuntos mais densos como a análise de texto (categorização, mapa de temas). A análise de dados é sempre um desafio que será transversal nos projectos, por isso ainda vamos investir mais algum tempo em apurar esse lado no Demo.cratica.
Mas a equipa quer que outros elementos alheios a esta fase se envolvam e realizem os seus projectos em torno dos resultados deste e estendam as possibilidades de análise, consulta, visualização. Queremos ir dedicando a nossa energia e saber a outras áreas. E há tantas coisas para fazer!
A nossa filosofia é sempre a de dar o pontapé de saída, criar um produto, em tom de desafio, e dar espaço a novas ideias. Refrescar pessoas, ideias e propostas é sempre boa política.
As reacções foram positivas, mas de entre elas destaco a de Paulo Querido, não pela figura, mas sobretudo pela forma escolhida de análise comparativa demo.cratica.org/ parlamento.pt Desafia as pessoas a experimentarem, a verem o que conseguem num com que esforço e o que não descobrem noutro, depois de muito suar. Até eu não me tinha dado conta do quão simples é obter informação relevante no Demo.cratica. Não está perfeito, mas fica a anos-luz do serviço do Estado.
Esta experiência de utilizador é seguramente determinante para mostrar aos responsáveis que o acesso fácil e imediato à "cousa" pública é algo que não só faz sentido, como é urgente. Há muitas formas de publicar a informação pública que não têm de passar por arquivos digitais complexos e inacessíveis. E é isso que queremos provar.
Sente-te parte deste projecto se achas que podes acrescentar-lhe valor. Há muitas pontas, alinhavos e nós por dar. Do trabalho de patchwork teremos mais cor, mais texturas, mais impacto visual, mais formas, mais técnicas de unir os fragmentos, que é como quem diz, melhor serviço à transparência.
Créditos: "Patchwork" por net efekt