News#07/11: Plataformas desvendadas | Hackdays Porto [24/11] & Nacional [01/12] | Hackathons Internacionais

por saritamoreira

Nas últimas semanas decorreram dois eventos onde o Transparência Hackday marcou presença. Proporcionámos uma oficina no festival Future Places dedicada ao mapeamento das casas abandonadas no Porto, um pretexto perfeito para apresentar publicamente o GeoDevolutas.org e começar a colocar pontos no mapa. Na semana seguinte embarcámos no Intercidades para participar activamente no evento do momento no que toca à transparência, open data e envolvimento cidadão: o Cidadania 2.0, onde apresentámos os projectos GeoDevolutas, Mila e Demo.cratica, e onde aproveitámos para criar laços com outras pessoas e esforços dedicados ao envolvimento cidadão activo e empenhado. Também houve tempo para hackar as bases de um novo projecto do THD, que anunciaremos muito em breve!  E ainda conseguimos dar um salto à 2ª conferência Cultura Pirata na Sociedade da Informação.

Conhece os projetos desvendados!

GeoDevolutas.org, uma plataforma de mapeamento fácil de propriedades devolutas, desenvolvida com base no exemplo do CasasTristes.org. A convite do Future Places organizámos o workshop Forgotten City e depois, no Maus Hábitos, houve apresentação pública e lançamento informal do site. Mas não nos ficamos por aí! Na semana seguinte, o GeoDevolutas.org passou à escala nacional com uma apresentação no Cidadania 2.0.

Mila é um mapa colaborativo de obstáculos para cidadãos com dificuldades motoras. Este work-in-progress também foi apresentado no Cidadania 2.0 pelo seu idealizador, Luis Lago, que se baseou na plataforma Crowdmap da Ushahidi e pretende vir a ser capaz de calcular os melhores percursos (não só o mais curto, mas também aquele com menos obstáculos) tendo em conta os dados inseridos na plataforma.

Surprise, surprise!

Para onde vai o teu dinheiro?
Quase em simultâneo com a apresentação da Proposta de Orçamento de Estado para 2013, o Nuno Moniz lançou a plataforma O teu orçamento de estado. A aplicação pretende clarificar os contribuintes sobre a aplicação das suas contribuições em impostos, através da geração de infografias com base em mapas e desenvolvimentos orçamentais disponíveis. Uma boa alternativa à quasi homónima ferramenta do Portal do Governo, cuja "repartição da despesa por classificação funcional refere-se a 2010" (ai as letras pequenas!).

Entras nessa?

Os hackdays são pretextos para encontro, convívio e partilha de experiências, vontades e objectivos. Resposta a uma dúvida comum: Não é preciso ser hacker para aparecer! O Transparência Hackday é feito de muitos tipos de gente, e temos todo o gosto em mostrar a casa a quem se quiser juntar à festa.

Hackday Porto | 24 de Novembro no Maus Hábitos
A novidade desta vez é um programa matinal diferente, dedicado ao mais recente projecto do Transparência Hackday: o GeoDevolutas! Às 10:00 reuniremos na Confeitaria Ateneia na Praça da Liberdade (mapa), para às 10:15 sairmos para mapear casas abandonadas na Baixa do Porto. Se te quiseres juntar a nós, traz máquina fotográfica ou smartphone. Depois seguiremos para o Maus Hábitos, onde vamos alimentar o GeoDevolutas com as descobertas que fizemos. E de seguida, um Transparência Hackday como deve ser até às 19:00: vai haver demos à volta de estradas no OpenStreetMap, e a lista de afazeres está aberta às tuas contribuições! Traz o teu portátil para sujar as mãos com dados abertos e pensar as coisas reveladoras que podemos fazer com eles. Vamos também discutir o próximo hackday em Lisboa!

Encontro nacional Transparência Hackday Portugal
Reserva já a data no teu calendário: na tarde do dia 1 de dezembro (sábado), o Transparência Hackday desce à capital para um encontro nacional. O plano é reunir as interessadas e os interessados em dados abertos, informação pública e formas bonitas de lhes dar uso. Será na MOB, bem no coração do Bairro Alto. A agenda do dia ainda está em aberto, por isso queremos o teu feedback para saber como podemos aproveitar da melhor forma esse momento de encontro e contato.

Para além do “show and tell” de projetos open data e conversas à volta do tema, o que gostavas de ver acontecer nesse dia? Manda as tuas ideias para o fórum, neste fio!

Transparências sem fronteiras...

Hackathon Anti-Corrupção no Brasil

De 7 a 10 de Novembro, enquanto decorre a 15 ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) em Brasília, hackers, programadores, designers,  jornalistas e  outros entusiastas da transparência vão estar a trabalhar  em conjunto  para a criação de projectos de base tecnológica que  facilitem o combate à  corrupção. Em resposta à chamada da Transparency International, várias ideias de problemas a resolver foram submetidas no site da IACC. Haja inspiração para futuros hackdays em Portugal!

Mais informação sobre a Hackathon IACC aqui. Podes acompanhar no Twitter da conferência - \@15iacc - ou através da hashtag #15iacc

Hackathon “Open Interests Europe”

Até onde chegam os lobbys na União Europeia? Considerando a relevância de análises mais alargadas sobre as ligações entre "lobistas", definição de políticas e o destino dos dinheiros da UE, a Open Knowledge Foundation e o European Journalism Centre organizam a Hackathon "Open Interests Europe" em Londres nos dias 24 e 25 de Novembro. O objectivo é criar ferramentas que permitam tornar mais transparentes as influências dos representantes de grupos de interesse na UE.

Mais informação sobre a Hackathon Open Interests Europe, aqui. Acompanha no Twitter com a hashtag #oi12.

Quero ir!

Os nossos encontros são marcados ao segundo sábado de cada mês, no CRU Cowork.

Das 10:00 às 17:00, com pausa para almoço entre às 13:00 e as 14:00!

Temos internet, projetor, whiteboards e alguns comes e bebes. Traz o teu portátil e outros acessórios que possam dar jeito para hackarmos em conjunto.

Onde

CRU Cowork
Rua do Rosário 211
4050-524 Porto

Segue-nos para ficares a par das novidades:

Organização

Transparência Hackday Portugal
Open Knowledge Portugal

Apoio

UPTEC