Notas do Hackday de setembro

por Ana

Notas do Hackday de setembro

Sábado 13 de setembro tivemos Hackday. Passada a interrupção para férias, durante agosto, voltamos em força aos hackdays regulares, sempre ao segundo sábado do mês.

Mais uma vez o UPTEC foi o nosso espaço de trabalho desta feita na sala de co-working, um espaço luminoso, com mesas corridas e um confortável sofá. Começamos às 11:00, com um café na mão e o bloco de notas pronto a anotar as ideias para os tempos que se seguem. Estávamos eu, o Ricardo, a Marta e a Mariana.

Nesta conversa matinal traçamos planos para iniciar em breve um ciclo de encontros direcionado para apresentações sobre a cena open data, visualização e infografia. Um tipo de encontro diferente do Hackday mensal, onde nos dedicamos ao fazer, mas antes um encontro para mostrar o que temos feito e o que outros tem feito na frente dos dados abertos. A Marta tomou as rédeas deste projeto e avançaremos mais pormenores assim que estiverem solidificados!

hackday-setembro2014

De seguida traçamos o calendário de Hackdays até julho de 2015 (na wiki) e uma timeline para uma divulgação mais eficiente:

  • 8 dias antes: post no blog, tweet + mail para a lista de discussão
  • 2 dias antes: tweet
  • 1 dia antes: tweet + mail para a lista de discussão

Ainda para a divulgação, a Mariana tomou a liderança propondo e desenhando um flyer que iremos passar a distribuir além do cartaz.

Eu e o Ricardo mostrámos a Central de Dados ― publicada online no final de Maio e, finalmente, anunciada aqui no blog! Obrigada Marta pela ajuda na tradução deste texto :D
E tal como o macaco precisa de bananas a Central precisa de datasets open data para viver. Por isso, combinamos logo ali dedicar o próximo hackday (sábado, 11 de outubro) à caça de datasets. Mais pormenores do plano de ação 8 dias antes!

Andámos também em volta do fórum e da lista de discussão: o que queremos que cada uma dessas plataformas seja para o coletivo que se reúne fisicamente no Hackday e para o grupo mais alargado de pessoas que vão orbitando. Hacktivistas open data, groupies das visualizações, hackers da linha de comando, &% if > programadores == java - C4, e cidadãos comuns. Apaixonadamente revimos um dos fios de discussão mais participado no fórum: A Foto que o Público não teve coragem de publicar que serviu e serve de arquivo das representações que encontramos nos media da figura do hacker.

Por fim, começamos a juntar ideias para uma cobertura das próximas eleições, sintonizados em modo hacker artsy. Mas ainda falta um bocado até lá.

Quero ir!

Os nossos encontros são marcados ao segundo sábado de cada mês, no CRU Cowork.

Das 10:00 às 17:00, com pausa para almoço entre às 13:00 e as 14:00!

Temos internet, projetor, whiteboards e alguns comes e bebes. Traz o teu portátil e outros acessórios que possam dar jeito para hackarmos em conjunto.

Onde

CRU Cowork
Rua do Rosário 211
4050-524 Porto

Segue-nos para ficares a par das novidades:

Organização

Transparência Hackday Portugal
Open Knowledge Portugal

Apoio

UPTEC