O que tem o meu iogurte?

por marianamagalhaesmota

O que tem o meu iogurte?

Os dados abertos ajudam-nos a conhecer o que comemos

O projecto O que tem o meu iogurte? foi lançado no último Open Data Day, em 22 de fevereiro de 2014. O título do projecto é um apelo simples, lançado em forma de desafio, para abrir os dados dos iogurtes consumidos por esse mundo fora.

Abrir um iogurte é fácil: basta olhar para a embalagem e preencher um formulário muito simples com a informação aí descrita: composição (ingredientes), informação nutricional, data de validade, código de barras, local de produção… O formulário pode ser preenchido no site do Open Food Facts ou através de uma aplicação Android/iPhone disponível para o efeito. Os dados inseridos – que devem incluir também uma fotografia do iogurte e indicação do local de compra – são depois incorporados numa base de dados que armazena e cataloga dados relativos a iogurtes das mais variadas origens!

A magia acontece no momento em que o formulário preenchido é submetido: é aqui que os dados se tornam abertos, ao passar a fazer parte de uma base de acesso público e livre. Qualquer pessoa poderá então consultar e até mesmo explorar esses dados para a criação de guias, visualizações, análises estatísticas de ingredientes, análises de marcas… ou outras formas de tratamento que podem conduzir a novas conclusões.

Como nos explicam os autores da iniciativa:

Em todo o mundo há iogurtes a serem comidos mas a composição deles varia consideravelmente de país para país. Seria muito interessante analisar essas diferenças, tentar perceber quais delas podem explicar diferenças de sabor e quais são consequência de legislações locais, impostos, lobbying, etc. Por exemplo, comparar a predominância da  glucose de milho usada como adoçante nos Estados Unidos com a do açúcar de cana ou a beterraba-sacarina, usadas noutras partes do mundo.

Se tivermos dados suficientes quem sabe não conseguimos estabelecer relações entre as diferenças nos vários iogurtes e a persistência de certas doenças e sintomas? Sabias que os iogurtes se tornaram populares na Europa Ocidental e América, no início dos anos 90, por causa de um prémio Nobel de biologia que colocava a hipótese de que os camponeses Búlgaros tinham uma esperança média de vida acima da norma por comerem muito iogurte? http://en.wikipedia.org/wiki/Yogurt#History Podíamos até considerar se existe uma relação entre as quantidades das porções individuais e a obesidade. Em último caso, não há dúvida que a média dos tamanhos dos iogurtes num mapa mundial seria uma visualização interessantíssima.

O que tem o meu iogurte? What's in my yogurt? faz parte de um projecto maior e mais antigo, o Open Food Facts. Trata-se de uma base de dados que pretende reunir informação sobre todo o tipo de produtos alimentares em todo o mundo, de forma aberta e participativa. O Transparência Hackday tem contribuído sobretudo para a iniciativa dos Iogurtes Abertos. Vê aqui os iogurtes de Portugal que já estão registados. A simplicidade dos iogurte e a sua presença concreta no quotidiano de tantas pessoas é capaz de cativar gente de todas as idades a participar de um projecto que, se bem sucedido, poderá influenciar as decisões de consumo de toda a gente.

Os alimentos comercializados encerram uma enorme complexidade, não somente no que diz respeito ao aspecto imediato da nutrição, mas também na avaliação dos efeitos a longo termo de certas substâncias no organismo e reacções alérgicas possíveis até agora ignoradas. O conhecimento aprofundado da composição dos alimentos é também uma preocupação diária de quem segue um regime alimentar de fundamento ideológico (como por exemplo, o veganismo).

Idealmente, esperamos que um produto alimentar aberto seja aquele do qual conheçamos também a história dos meios tecnológicos e humanos envolvidos na respectiva produção, distribuição e divulgação. Para abrir o apetite de coisas fixes feitas com dados sobre produtos alimentares, recomendamos uma espreitadela a esta página especial da National Geographic.

Já sabes, quando comeres um iogurte, tira uma foto e, entre colheradas, adiciona o teu iogurte a esta lista.


Tens dúvidas? Deixa um comentário aqui, passa pelo nosso chat ou aparece no próximo Hackday.

Este artigo foi escrito a duas mãos pela Mariana Magalhães Mota e pela Ana Isabel Carvalho, que, apesar de comerem poucos iogurtes já adicionaram muitos no Open Food Facts.

Quero ir!

Os nossos encontros são marcados ao segundo sábado de cada mês, no CRU Cowork.

Das 10:00 às 17:00, com pausa para almoço entre às 13:00 e as 14:00!

Temos internet, projetor, whiteboards e alguns comes e bebes. Traz o teu portátil e outros acessórios que possam dar jeito para hackarmos em conjunto.

Onde

CRU Cowork
Rua do Rosário 211
4050-524 Porto

Segue-nos para ficares a par das novidades:

Organização

Transparência Hackday Portugal
Open Knowledge Portugal

Apoio

UPTEC