Próximo Date With Data: 14 de novembro!

por Ana

Próximo Date With Data: 14 de novembro!

A proposta deste Date With Data é abordarmos uma faceta específica da informação: o texto.

A revolução digital veio libertar o texto das amarras do papel e da tinta; a sua transmissão, edição, partilha e re-definição tornaram-se atos simples e imediatos. O texto digital trouxe-nos novas visões sobre formatos existentes: a Wikipédia começou como exercício modesto condenado ao fracasso para se tornar a hiper-enciclopédia veio suplantar Brittanicas e Larousses; os blogues, Twitters e murais de Facebook vieram dar novas facetas à publicação de texto.

Mas é olhando para o texto como entidade digital, pronta a ser re-moldada por computadores, scripts e programas, que encontramos as aplicações mais entusiasmantes para re-pensar o texto em 2015: spam poetry, escrita automática, poemas aleatórios, geradores de discursos, correntes de Markov, Twitterbots, dicionários, repositórios do domínio público, e-books e outros textos digitais.

Neste Date With Data, queremos procurar re-combinações, mash-ups e outros exercícios mais ou menos especulativos, juntando o texto, a literatura e a publicação digital às nossas áreas de eleição: análise de dados e informação, visualizações e novas formas de ver a informação existente. Que usos poéticos poderíamos pensar para o texto das leis, os debates no Parlamento ou as notícias de jornal? Como poderemos visualizar de uma forma iluminadora as obras literárias que temos à disposição no domínio público? E o que se anda a fazer em Portugal nas frentes da literatura e publicação digital, e onde poderíamos contribuir para projetos que já aí andam?

Vamos passar em revista os recursos abertos existentes para textos em português, como o Projecto Adamastor, o Dicionário de divisão silábica, a base de corpora e Dicionários da Univ. do Minho, a lista de vocábulos do site da CPLP e a Linguateca. Na língua de Shakespeare, podemos sempre contar com o Archive.org e o Public Domain Review.

Marca já na agenda: dia 14, das 10 às 17, no pavilhão Jardim do UPTEC PINC (Praça Coronel Pacheco). Mais pormenores Date With Data.!

Quero ir!

Os nossos encontros são marcados ao segundo sábado de cada mês, no CRU Cowork.

Das 10:00 às 17:00, com pausa para almoço entre às 13:00 e as 14:00!

Temos internet, projetor, whiteboards e alguns comes e bebes. Traz o teu portátil e outros acessórios que possam dar jeito para hackarmos em conjunto.

Onde

CRU Cowork
Rua do Rosário 211
4050-524 Porto

Segue-nos para ficares a par das novidades:

Organização

Transparência Hackday Portugal
Open Knowledge Portugal

Apoio

UPTEC