Safari dos dados abertos

por linkarte

Safari dos dados abertos

CIMG0727

Dia 10 de janeiro aconteceu o 1º hackday do novo ano de 2015. Estiveram presentes 8 pessoas, duas das quais vieram pela primeira vez (de muitas mais).

Com a foto, a fotógrafa revelou que as miúdas estavam em maioria, e que o trabalho desta sessão foi uma animação!

Começamos o dia a trabalhar num edifício transparente, a ver um documentário sobre a transparência e abertura dos dados: "Information is our Currency" https://exposingtheinvisible.org/stories/our-currency-is-information/information-our-currency/

Foi apresentada a ideia de organizar o trabalho segundo uma metodologia proposta pela "escola de dados" e que se denomina por "Safari dos dados" e apresentaram-se vários temas que tinham emergido de conversas anteriores.

Um Safari dos dados  implica que se crie um grupo de expedição com os seguintes membros:  Storyteller (pensa nas estórias que se podem contar com um ou mais  datasets); Scout (faz o reconhecimento dos dados); Analyst (faz  estatística e análise dos dados); Engineer (trata da parte técnica de  como mostrar os dados); e Designer (trabalha na comunicação da estória  para a tornar bonita e fácil de compreender).

De todos os temas apresentados, houve um que motivou todos os exploradores: A Saga dos Nomes Próprios registados em 2014.

As questões que se colocaram foram: Quais os nomes mais escolhidos em 2014? Quais os nomes propostos e rejeitados? Quais os nomes aceites menos comuns?

Começamos por assumir os diferentes papeis de um verdadeiro grupo de expedição de dados sobre os nomes próprios em 2014, e rapidamente se caçaram os datasets:

Rapidamente a proposta se transformou no desenvolvimento de um jogo simples, com base nos datasets caçados! "Adivinha o nome que foi aceite em 2014!". A foto registou o momento em que testavamos o jogo :D que vamos apresentar no próximo hackday!

Enquanto os exploradores foram à caça dos nomes improváveis em 2014. Outros dois exploradores seguiam o seu caminho na preparação de próximas expedições:

  • O próximo evento "Open data Day" (http://opendataday.org/#) que acontecerá em todo o mundo a 21 de fevereiro de 2015, e em Portugal também haverá evento.
  • Web semântica.

Próximo Hackday será no dia do "Open data Day": 21 de fevereiro 2015! Junta-te ao safari!

Quero ir!

Os nossos encontros são marcados ao segundo sábado de cada mês, no CRU Cowork.

Das 10:00 às 17:00, com pausa para almoço entre às 13:00 e as 14:00!

Temos internet, projetor, whiteboards e alguns comes e bebes. Traz o teu portátil e outros acessórios que possam dar jeito para hackarmos em conjunto.

Onde

CRU Cowork
Rua do Rosário 211
4050-524 Porto

Segue-nos para ficares a par das novidades:

Organização

Transparência Hackday Portugal
Open Knowledge Portugal

Apoio

UPTEC