Webinário europeu sobre dados eleitorais: 11 de abril

por saritamoreira

Webinário europeu sobre dados eleitorais: 11 de abril

Actualização: as inscrições já estão abertas e o programa fechado. Veja aqui.

As próximas eleições para o Parlamento europeu estão já aí ao virar da esquina: em maio de 2014 os cidadãos europeus vão eleger os seus próximos representantes. Neste contexto, propomos um debate online à volta do tema "Open Electoral Data" (Dados Eleitorais Abertos), e dados eleitorais em geral.

O primeiro workshop de 2014 da Plataforma ePSI - uma iniciativa da Comissão Europeia que se dedica à promoção da informação do sector público e reutilização de dados em todos os estados-membro da União Europeia - terá o formato de um webinário e será também acompanhado por um evento presencial a convite da Plataforma ePSI e do Transparência Hackday Portugal. Este evento tomará lugar a 11 de abril de 2014 às 16 horas no Pólo de Indústrias Criativas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (PINC / UPTEC).

Durante o evento vão ser apresentadas algumas formas através das quais as tecnologias open data podem ser exploradas para monitorizar e analisar processos eleitorais e como é que a abertura governamental e o enriquecimento cívico dos dados eleitorais podem ser aprimorados para melhor informar a sociedade. Também vamos tentar perceber se estão disponíveis a nível europeu dados fiáveis, úteis e de boa qualidade sobre as votações e as assembleias de voto.

A lista provisória de palestrantes convidados inclui Stef van Grieken da equipa de Inovação Cívica da Google.org, Lex Slaghuis, CTO da Fundação OpenState, Karolis Granickas da Transparency International - Lituânia e Niels Erik Rasmussen Kaaber da Open Knowledge Foundation - Dinamarca.

O programa completo, incluindo palestrantes convidados de Portugal bem como informação sobre como fazer a inscrição neste evento, estará disponível muito em breve. Fiquem atentos!

Traduzido da Plataforma ePSI.

Quero ir!

Os nossos encontros são marcados ao segundo sábado de cada mês, no CRU Cowork.

Das 10:00 às 17:00, com pausa para almoço entre às 13:00 e as 14:00!

Temos internet, projetor, whiteboards e alguns comes e bebes. Traz o teu portátil e outros acessórios que possam dar jeito para hackarmos em conjunto.

Onde

CRU Cowork
Rua do Rosário 211
4050-524 Porto

Segue-nos para ficares a par das novidades:

Organização

Transparência Hackday Portugal
Open Knowledge Portugal

Apoio

UPTEC